História do Clube

DESPORTIVO DE MONÇÃO

Um pouco da sua história

 

1919 – Um grupo de rapazes entusiasmados com as notícias vindas a lume relativas à prática do desporto em geral e do futebol em particular, reuniram-se, e decidiram criar a primeira equipa de futebol.

 

1921 – (18/Dezembro/1921), a primeira equipa não filiada mas a dar seus  primeiros passos e com contactos a vários níveis decidiu fazer o primeiro desafio internacional, este em Espanha,  na vizinha localidade de Salvaterra. Resultado: Monção (Portugal) 1 – Salvaterra (Espanha) 0. 
Curiosamente, a Selecção Portuguesa de Futebol, nessa mesma data, jogava o seu primeiro desafio internacional com a Selecção espanhola, em Madrid, tendo os portugueses  perdido por 3-1.

 

1925 - Ilustres Monçanenses, Dr. Pimenta de Castro (Médico), Dr. António Pinho Júnior (Governador Civil), entre outros, animados do espírito de ocupação dos tempos livres, e na missão de sensibilizar as populações para a leitura, higiene e exercício físico, convocaram uma Assembleia Geral popular tendo sido aprovados os Estatutos do Clube ( em 01/Julho/1925), ao qual foi dado o nome de GRUPO DESPORTIVO DEU-LA-DEU.

 

1933 – De 1925 a 1933, surgiram as mais diversas dificuldades e, em 1933 (Março), decidiram em Assembleia Geral que o Clube passaria a chamar-se DESPORTIVO DE MONÇÃO, por proposta do atleta e grande entusiasta do futebol, Sr. Darlindo Puga Pereira, sendo o primeiro presidente da Direcção,  Inocêncio Álvaro. Os padrinhos, Maria Amélia Gomes de Paris e o proponente (Darlindo).

 

1940 – De 1940 a 1945, período da II Guerra mundial, houve um interregno na prática desportiva.

 

1945 – (01/Maio/1945), reuniu-se uma Assembleia magna da Sede da A.H.Bombeiros V. de Monção, tendo sido escolhido o Tenente Diamantino Leite para Presidente da Direcção. Entre outras figuras, destacamos, Manuel Pereira Lima, comerciante, financiador e grande entusiasta (a quem se deve a aquisição do ainda campo de jogos que tem o seu nome). Foi autor do emblema do clube, Ernesto  Barros e madrinha, a sua esposa, Irundina Lima.

 

1946 – (08/Setembro/1946) Inauguração do Campo de Jogos Manuel Lima com o desafio entre o Desportivo de Monção e o Vila Real, campeão de Trás-os-Montes, que terminou com o resultado de 3 – 3.

 

Fazendo uma retrospectiva a todo um passado futebolístico, dizemos que por este clube passaram largas centenas de jovens atletas que desde a regional, aos nacionais de todas as categorias (III. – II. e I. Divisões), também criou internacionais, para Portugal, Angola e Guiné, honrando o bom nome de Monção.